Questão 11320

Ano da Prova:
2009
Banca Organizadora:
FGV
Cargo:
Analista de Controle Interno - Obras Públicas
Órgão/Instituição:
SAD - PE
Nível de Escolaridade:
Superior
Mostrando - de
Leandro Lima

O Gabarito da questão segundo o art. 170 da CF/88 é a letra "B" - Regulação econômica para evitar o pleno emprego. Portanto o gabarito letra "C" Defesa do consumidor - está errado.

iala

Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
I - soberania nacional;
II - propriedade privada;
III - função social da propriedade;
IV - livre concorrência;
V - defesa do consumidor;
VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
VII - redução das desigualdades regionais e sociais;
IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 6, de 1995)

iala

Concordo com o comentário acima, gabarito correto é B.

Paulo Castro

por um segundo pensei q tivesse doido. Coloquei B tb e o sistema disse q tava errado.

Bruno Uchôa

Ah, bom!

Ester Lima

D

Ester Lima

Segundo o Art.170 da Constituição Federal o gabarito correto é B.

DiogoLeonardo

Errata: Letra B a correta!!

Isabella de Oliveira

B!

Ronaldo Gonzaga Filho

B com louvor!

Otávio

É B na cabeça!

antonio guedes

Conforme nossa constituição de 1988, correto é a letra “B”

Michell

Imagina o Brasil regulando a economia pra "EVITAR O PLENO EMPREGO".

Até imagino o discurso do presidente, ou presidenta: "nós agora vamos aumentar os impostos dos produtos produzidos no país e isentar os produtos importados, assim vamos aumentar o desemprego no país gerando empregos no exterior..."

Rsss, bizarro né

Slantcos

Por favor, consertem esse gabarito!

fabricio luciano custodio

letra b sem dúvida

Daniella Santana Amorim

Ufa!!! B!

RONALDO

Senhores, a alternativa correta e a letra "B"

jana_farias_souza

Li mil vezes B B B

Cassia Regina

Letra B é correta

luitan

Reforço os comentários anteriores.

Wagner

Gabarito errado, aí complica, pois queremos um instrumentos para nos ajudar no alcance dos nossos objetivos, qual seja passar no concurso público.

Jeferson M.

A alternativa "C" está prevista no texto constitucional no inc. V do art. 170

Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

V - defesa do consumidor

Jeferson M.

A alternativa "B" está errada, inobstante, é a resposta certa da Questão 11320 , pois a Constituição fala no inc. VIII em busca do pleno emprego e não em Regulação econômica para evitar o pleno emprego.

Jeferson M.

A alternativa "B" está errada, inobstante, é a resposta certa da Questão 11320 , pois a Constituição fala no art. 170, VIII em busca do pleno emprego e não em Regulação econômica para evitar o pleno emprego.

carlosaugustoibsd

Além do que, a questão inicia falando sobre os princípios que regem o Brasil nas suas relações internacionais O.o, lol. Tão brincando né?? O que tem de relações internacionais na questão??? Trata-se de ordem econômica e tributária ¬¬. Vamos ter mais critério antes de lançar as perguntas.

Filemon

não tenho dúvida, B

jailza

GABARITO ERRADO. A RESPOSTA CORRETA É A LETRA B.

Márcia Silveira Pessoa

Totalmente B !

Geude Maciel

Além de contrariar a CR/88, a afirmação é insana, pois o pleno emprego é um dos objetivos perseguidos por todas as nações, logo uma atuação na economia que vise EVITÁ-LO é no mínimo equivocada.

Agta

P/ mim tambérm é B

speleon

Tem que corrigir isso aí...

speleon

Tem que corrigir o gabarito.

Emi

Cara! Q susto! Coloquei "B" e aqui o sistema disse q tava errado! Esse teste tá doido!

Nato

"BBB"

Ester Lima

Concordo plenamente com meus colegas!

Jose Luiz Siqueira

Art. 170 - A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
I - soberania nacional;
obs.dji.grau.4: Soberania
II - propriedade privada;
obs.dji.grau.4: Penas Privativas de Liberdade
III - função social da propriedade;
obs.dji.grau.3: Art. 5º, XXIII, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - CF
obs.dji.grau.4: Desapropriação; Restrições da Propriedade por Interesse Privado
IV - livre concorrência;
obs.dji.grau.4: Empresa Pública
V - defesa do consumidor;
obs.dji.grau.2: Art. 1º, Direitos do Consumidor - Código de Defesa do Consumidor - CDC - L-008.078-1990
obs.dji.grau.3: Art. 5º, XXXII, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - CF; Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - D-002.181-1997
obs.dji.grau.4: Defesa do Consumidor
obs.dji.grau.5: Princípio da Livre Concorrência - Lei Municipal - Impedimento de Instalação de Estabelecimentos Comerciais do Mesmo Ramo - Súmula nº 646 - STF
VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; (Alterado pela EC-000.042-2003)
obs.dji.grau.3: Crimes Contra o Meio Ambiente - L-009.605-1998 - D-003.179-1999 - Regulamento
VII - redução das desigualdades regionais e sociais;
VIII - busca do pleno emprego;

Jose Luiz Siqueira

Art. 170 - A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
I - soberania nacional;
obs.dji.grau.4: Soberania
II - propriedade privada;
obs.dji.grau.4: Penas Privativas de Liberdade
III - função social da propriedade;
obs.dji.grau.3: Art. 5º, XXIII, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - CF
obs.dji.grau.4: Desapropriação; Restrições da Propriedade por Interesse Privado
IV - livre concorrência;
obs.dji.grau.4: Empresa Pública
V - defesa do consumidor;
obs.dji.grau.2: Art. 1º, Direitos do Consumidor - Código de Defesa do Consumidor - CDC - L-008.078-1990
obs.dji.grau.3: Art. 5º, XXXII, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - CF; Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - D-002.181-1997
obs.dji.grau.4: Defesa do Consumidor
obs.dji.grau.5: Princípio da Livre Concorrência - Lei Municipal - Impedimento de Instalação de Estabelecimentos Comerciais do Mesmo Ramo - Súmula nº 646 - STF
VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; (Alterado pela EC-000.042-2003)
obs.dji.grau.3: Crimes Contra o Meio Ambiente - L-009.605-1998 - D-003.179-1999 - Regulamento
VII - redução das desigualdades regionais e sociais;
VIII - busca do pleno emprego; então correto é (b) o gabarito estava errado!

Jose Luiz Siqueira

por favor concertar o gabarito senão a banca fica desacreditada. urgente ,torço por vcs, essas coisas acontecem!!

marilane

PENSEI Q ESTAVA MALUCA!

marilane

PENSEI Q ESTAVA MALUCA!

Alex

O enunciado da questão pede a INCORRETA. Portanto, a alternativa B é a resposta correta e de acordo com o enunciado e o Art. 170 da CF.

Lenda Tariana

Depois de 41 comentários, o site não vai corrigir a questão?
Ou excluir, se não puder alterar.

Atenção com a manutenção!!!

Marcos Landim

É muuuito lógico que é a letra B. Maldito sistema, estragou meu 100% na 30ª página, faltando pouco pra terminar! rs

Boby9

o que tem a ver com relações internacionais?

fernanda102

sistema louco, o gabarito correto é a letra B

Douglas Xavier

Atentar para o gabarito desta questão. A resposta é a letra "B".

Paulo Eduardo Pramiu

abandonei esse site...

Eric Savanda

Não entendi nada, nem em relação ao enunciado da questão nem aos comentários de vocês. Pergunto:

O que teria a ver os princípios que regem o Brasil nas suas relações internacionais que estão elencados no Art. 4° com a função social da propriedade?

Também me pergunto porque "B" não está incorreta. Todos os governos de todos os países esforçam-se para obter uma situação de pleno emprego. Porque a regulação econômica para evitar algo bom seria um princípio?

TiagoSouzadaSilva

Quem acetou 100% na estatistica, não acertou 100%, o art 170, V da CF é claro.

Caiu um pouco no meu conceito o site.

iuri_menezes

que susto......

Maciel Miranda Oliveira

O gabarito dessa questão esta equivocada.

Alexandra

B então, ufa!

Roberta Li

Letra B, não existe evitar emprego. A Defesa do consumidor é de ordem econômica sim, e foi regulada como lei ordinária materialmente e formalmente como Códico ou Micro-código. Transcrição errada!!!

Aledson

é isso mesmo companheiro!!!!! esta questão do art.170 eu acertei mais apareceu como errada. não entendi!!

Érika Batista

Pois é, fui até olhar na CF... que absurdo, como evitar o pleno emprego se o art. 170 fala justamente em buscá-lo??? Ademais, o enunciado já está errado - esse artigo nada tem a ver com as relações internacionais, trata dos princípios da ordem econômica.

ATEPASSAR TECNOLOGIA EM PORTAIS EDUCACIONAIS LTDA. / CNPJ: 13283895/0001-60 / Endereço: Rua do Apolo, 161 - Recife, PE - 50030-220 / Atendimento ao cliente
©2013 AtePassar.com. Todos os Direitos Reservados.
AtéPassar - Organizando seus estudos para concursos públicos