Colocação de TÍTULO em redações

Mostrando 1 - 7 de 7

Profa. Vivian Müller Profa. Vivian Müller
8 postagens
Desde 23/03/11


Olá, pessoal!

Como vão os estudos? Espero que todos continuem motivados.

Em nossa primeira conversa, vamos falar de um assunto que eu considero "bobinho", mas que causa insegurança e dúvida em muitos concursandos: o título na redação. A regra que passarei vale para TODAS as bancas, ok?

Geralmente, você só colocará título quando ele for EXPRESSAMENTE SOLICITADO. Essa solicitação pode estar expressa, necessariamente, em dois documentos: (1) no edital de abertura do concurso e/ou (2) nas orientações constantes da sua prova discursiva. Por isso, você deve prestar muita atenção a esses dois documentos SEMPRE.

Caso não haja nenhuma especificação expressa de que o título é elemento imprescindível para a elaboração da redação, você não vai colocá-lo de forma alguma. Se você colocar título, quando não for expressamente solicitado pela banca, corre o risco de perder pontos desnecessariamente ou ser desclassificado. O CESPE, por exemplo, entende a colocação de título em provas nas quais ele não o solicitou como linhas inválidas, ou seja, linhas que não serão computadas como válidas. Dependendo do caso, o CESPE e outras bancas entendem o título, quando não solicitado, como marca identificadora, o que desclassifica sua prova. As duas opções são ruins para a sua aprovação.

Normalmente, as bancas de maior vulto não solicitam que você coloque título na redação. Raras vezes isso vai ocorrer. Além disso, em questões discursivas técnicas é quase improvável que alguma banca cobre a colocação de título.

Essas informações que passo a vocês estão baseadas em um levantamento gigantesco, que realizei, de TODAS as provas discursivas (redações, questões discursivas e peças técnicas) aplicadas entre os anos de 2006 a 2011 pelas maiores bancas (CESPE, ESAF, FCC, FGV, CESGRANRIO e FUNIVERSA). São quase 2 mil provas! Esse material logo será disponibilizado. Além disso, essa enorme pesquisa resultou em um livro completo de Produção de Texto Dissertativo que será lançado em breve.

O que está combinado entre nós é que SÓ SERÁ COLOCADO TÍTULO QUANDO HOUVER SOLICITAÇÃO EXPRESSA DA BANCA (no edital e/ou na prova discursiva), OK?

Para complementar, indico que vocês ouçam um podcast que eu gravei. Para isso, acesse: http://www.gengibre.com.br/cast/V1EADBBPB0

E aí, alguma dúvida? Não fique envergonhado(a), escreva-me!

Abraço forte a todos!

Profa. Vivian Müller.

Alessandra Quevedo Alessandra Quevedo
4 postagens
Desde 31/08/11


Olá professora!Sempre tive dúvidas com relação ao título, mas agora está tudo certo.
E com relação ao ponto final?apenas colocamos quando há verbo?essa informação foi um professor de português de cursinho que me passou.
Vai ser falado de cada ponto de uma dissertação?Estou começando meus estudos para analista de Tribunais.
Obrigada e um abraço.

Profa. Vivian Müller Profa. Vivian Müller
8 postagens
Desde 23/03/11


Olá, Alessandra!

Obrigada pela questão! Pontuação é, realmente, uma dúvida recorrente dos alunos.

Toda vez que há qualquer tipo de enunciado linguístico (seja frase, seja oração, seja período), há necessidade de pontuação de finalização (ponto final, interrogação ou exclamação). Essa regra também vale para o título, quando ele for solicitado em uma prova discursiva. Assim, não existe enunciado sem pontuação final.

Vejamos alguns exemplos de pontuação final em frases (ou seja, enunciados sem verbo, como você havia perguntado):

(a) “ Cuidado! ”;
(b) “ A liberdade de imprensa no Estado Democrático de Direito. ”;
(c) “ Até quando? ”.

Então, Alessandra, sempre, sempre, sempre termine seus enunciados com pontuação, ok?

Infelizmente, pela própria natureza do fórum, é impossível trabalhar todos os tópicos de Produção de Texto Discursivo. Aqui vamos debater alguns deles, sem regularidade metodológica. Oriento que você não deixe de fazer um bom curso e ter acesso a algum material completo, principalmente pelo fato buscar uma vaga para analista.

Bons estudos!

Forte abraço,

Profa. Vivian Müller.
Twitter: @Vivian_Muller.

Rodnei_Bengoshi Rodnei_Bengoshi
3 postagens
Desde 07/09/11


Ola!! Professora...

Achei interessante sua abordagem sobre o Título, não tinha percebido quantas conseqüências podem acontecer se colocar ou não colocar o Título.

Muito bom...
bjs

Profa. Vivian Müller Profa. Vivian Müller
8 postagens
Desde 23/03/11


Olá, Rodnei!

Ainda que as consequências da colocação de título em uma prova na qual ele não é expressamente solicitado sejam pequenas (perda de pontos por não escrever o número de linhas exigido pela banca) é, no mínimo, "bobeira" perder pontos tão valiosos e fáceis de ganhar, né?

Fico feliz em ter ajudado!

Bons estudos!

Forte abraço,
Profa. Vivian Müller.

Camila Rodrigues Camila Rodrigues
3 postagens
Desde 11/04/11


Oi Profª, Já tirei algumas dúvidas sobre o título (o podcast ficou ótimo) E já entendi que só devo usar quando é solicitado, mas sinto uma certa dificuldade para encontrar o título certo pra minha redação e costumo produzir o texto e em seguida coloca-lo. Para mim é uma forma de não fugir do tema!
Gostaria de saber outros meios para colocar títulos em textos. Pelo jeito só eu tenho esse problema, hahaha
Beijos.

Profa. Vivian Müller Profa. Vivian Müller
8 postagens
Desde 23/03/11


Olá, Camila!

Você está fazendo certinho! Primeiro escreva seu texto, depois, o título. Faça isso SEMPRE!

O título, como afirmei no podcast, é um mini-resumo do texto. Ele tem de conter, em pouquíssimas palavras, a ideia central do seu texto.

A única forma de você "pegar" prática é treinando. Sugiro que você leia os editoriais da edição impressa da Folha de São Paulo e do Estado de São Paulo (ambos estão disponíveis online, em edições anteriores) e pense em possíveis títulos para cada artigo. Se você for organizada, salve, em um arquivo digital ou impresso, o texto integral e o seu título. Assim, ao longo do tempo, você perceberá seus avanços.

Bons estudos!

Forte abraço,

Profa. Vivian Müller.
Site: www.profa-viviamuller.com.
Blog: http://blogprofavivianmuller.wordpress.com/.
E-mail: contato@profa-vivianmuller.com,
Twitter: http://www.twitter.com/Vivian_Muller.

Camila Rodrigues Camila Rodrigues
3 postagens
Desde 11/04/11


Perfeito, muito obrigada!

ATEPASSAR TECNOLOGIA EM PORTAIS EDUCACIONAIS LTDA. / CNPJ: 13283895/0001-60 / Endereço: Rua do Apolo, 161 - Recife, PE - 50030-220 / Atendimento ao cliente
©2013 AtePassar.com. Todos os Direitos Reservados.
AtéPassar - Organizando seus estudos para concursos públicos